segunda-feira, 27 de junho de 2011
Um dia todo especial para jogadores, treinadores, auxiliares, torcedores e todos os demais envolvidos no esporte que virou sinônimo de conquistas nos últimos anos.

Ouro em 92 começava a colocar o vôlei brasileiro no topo.
Seja na quadra ou na praia, no masculino ou no feminino, o voleibol brasileiro dominou o mundo e hoje nossas equipes ou duplas se tornaram referência mundial na modalidade.

Títulos mundiais, olímpicos e muitas alegrias ao torcedor brasileiro. Com o vôlei, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro em um esporte coletivo em Jogos Olímpicos, em Barcelona 92. Logo depois, em Atlanta 96, Jaqueline/Sandra e Mônica/Adriana protagonizaram a primeira final da mais nova modalidade olímpica: o vôlei de praia. Daquela final, saiu o primeiro ouro de mulheres brasileiras em 100 anos de existência das Olimpíadas.

Depois, ainda em Jogos Olímpicos, vieram as medalhas de ouro de Ricardo e Emanuel, o bi da seleção masculina, as duas pratas de Adriana Behar e Shelda, a conquista inédita da seleção feminina em 2008, dentre tantos outros resultados expressivos.

Se a seleção feminina foi a que mais demorou a conquistar uma medalha olímpica, o atraso pode ser compensado pela aguerrida (literalmente) geração de Marcia Fu, Ana Moser, Fernanda Venturini e Cia que, jogando contra as cubanas, garantiam um título à parte.

Sem falar nos técnicos, que viraram grandes exemplos de comando e liderança no esporte nacional: Bernardinho, José Roberto Guimarães, Reis Castro, Letícia Pessoa, esses dois últimos bem menos badalados, mas que tanto contribuiram e estão contribuindo para o sucesso do esporte nas areias. (Reis há oito anos é técnico de Juliana e Larissa e Letícia, após comandar por nove anos a dupla Adriana e Shelda, hoje treina os campeões mundiais Alison e Emanuel)

Vitórias e glórias são muitas. É impossível listar num único post  todos os jogadores e jogadoras que tão bem defenderam e defendem nosso país.

E hoje eles têm motivos de sobra para comemorar. Maior que a comemoração deles, somente a nossa, já que passamos a ter o vôlei como nosso grande orgulho nacional.

Parabéns a todos os envolvidos nesse esporte tão apaixonante! Feliz Dia Nacional do Vôlei a todos! E que o futuro do voleibol brasileiro seja cada vez mais dourado.

Se você é um dos milhões de apaixonados do esporte no país, explique e compartilhe a sua paixão deixando um comentário abaixo. Diga como, onde e com quem começou essa paixão! (a minha pode ser descoberta através do meu perfil)

Aproveitando a oportunidade, lembro mais uma vez da eleição no Prêmio Top Blog 2011. O Primeiro Set pede o seu voto para ficar entre os 100 melhores blogs de esporte do país. Com tantas conquistas da modalidade, seria bacana o vôlei figurar também entre os melhores na blogosfera brasileira. Para dar a sua força, clique aqui. Após o voto, será necessário confirmar a sua escolha através do e-mail de confirmação que chegará em sua caixa de entrada. Ao fim da votação, sorteio de dois exemplares do livro "Brasil, o país do vôlei."

E viva o vôlei brasileiro!

3 comentários:

Postar um comentário
  1. Adorei o texto de voces sobre o Dia Nacional do volei,eu comecei a me interessar e gostar de volei em 2007 no Pan aqui no Rio,onde o volei foi mais divulgado,pois aconteceu aqui no Brasil,asssitia a todos os jogos de volei,mas o que me emocionei e me fez me apaixonar pelo volei foi ver a luta,garra das meninas pra vencer Cuba na final mas nao deu,sofri com as meninas naquele dia,elas mereciam ganhar.No masculino tambm acompnhei,gostei demais,Brasil foi campeao merecidissimo,com bruno fazendo parte da equipe,foi muito bom,vou entrar lá e votar em vcs ok?

    Grande abraço

    Bruna de oliveira

    obs:Desculpe por colocar anonimo,mas foi que nao conseguir colocar nas outras opçoes só no anomino

    bjss

  2. Oi, Bruna!
    Eu não estive presente nos jogos do Pan, mas sofri muito também. Na final feminina, foi muito triste. Foi uma derrota das mais doloridas de todos os tempos, sem dúvida. Naquele dia, eu estava no trabalho e, mesmo assim, acompanhava freneticamente pelo rádio, TV e internet. Meu chefe quase me demitiu e os clientes ficaram espantados com toda a minha torcida.....rsrs
    Maracanãzinho todo gritando "é campeão" e aquela virada tão cruel.Por mais durão que era meu chefe, até ele ficou sentido. Maior clima de velório após a partida....rsrs
    Mas, em 2008 elas se redimiram, né?
    Obrigada pelo apoio na votação. E vamos juntos torcendo pelo nosso vôlei.
    Grande beijo!

  3. haha Acho que amo o vôlei desde que nasci mas a cada dia me apaixono ainda mas por esse esporte que só cresce nesse Brasilque valoriza tão pouco!
    Bom texto Juliana