quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Ontem à noite, o canal Esporte Interativo anunciou que vai exibir as principais competições do vôlei brasileiro em 2011. No pacote adquirido, serão mais de 140 transmissões em 7 competições: Superligas Masculina e Feminina, Liga Mundial, Grand Prix, Copa do Mundo Masculina, Copa do Mundo Feminina e Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Certamente, a notícia que todo torcedor queria ouvir/ler há anos. Poder acompanhar o esporte nacional mais vitorioso da atualidade em TV aberta era uma reivindicação para lá de antiga.

Todos os 7 eventos agradecem, mas acredito que os mais benefeciados sejam a Superliga e o Circuito Mundial. Pela Superliga, será a oportunidade dos torcedores que não têm TV por assinatura voltarem a acompanhar a competição. Antes dessa aquisição, o máximo que o telespectador de canal aberto ia assistir era a final masculina e feminina, na Rede Globo.

O Circuito Mundial, então, que esteve completamente abandonado na temporada passada, tanto na TV aberta, quanto na fechada, tem a chance de reapresentar os jogadores de vôlei de praia ao país. Recordo, que em 2010, nem pela internet era possível assistir aos jogos das duplas brasileiras. Segundo me informou a própria assessoria da FIVB, a Globo, detentora dos direitos de transmissão, além de não televisionar as partidas, havia solicitado à Federação o bloqueio das transmissões para internautas brasileiros, que tentavam assistir pela TV FIVB.

Ou seja, diante do sofrimento pelo qual passava o torcedor e pela falta de espaço que os atletas enfrentavam, a notícia é muito bem aceita. 

Até que enfim, a parceria monopolística entre CBV e Globo, que pouco ou em nada contribuiu para a divulgação do voleibol brasileiro nos últimos anos, ganha um capítulo mais animador.

Será também a oportunidade do Esporte Interativo se expandir ainda mais. A emissora, segundo o site ESTADÃO.COM.BR, tem um projeto audacioso. Atualmente, cerca de 100 milhões de pessoas assistem ao canal. A meta é que o sinal seja transmitido para 80% da população, ou mais de 152 milhões de brasileiros, entre 2014 e 2016.  E diversificar a programação, será uma boa ideia para se chegar aos resultados pretendidos.

Certamente, o anúncio de ontem foi a melhor notícia que torcedores e atletas puderam ter nesse início de 2011. Acho que tanto o vôlei, quanto Esporte Interativo, têm tudo para se dar bem nessas transmissões.

                  

5 comentários:

Postar um comentário
  1. Torço para que o volei brasileiro seja mais valorizado do que já é. Oportunidade boa dada pelo IE. Tomara que as audiencias sejam boas e mantenham a emissora interessada em continuar transmitindo nos outros anos.

    Saudações!!!

  2. Olá td bom?
    Meu nome é Bárbara e sou estudante de jornalismo. Adoro vôlei e por isso estou fazendo uma reportagem sobre a transmissão de jogos de vôlei em tv aberta. Gostaria de uma entrevista sobre esse assunto por e-mail.
    Muito obrigada!
    barbaralsfonseca@yahoo.com.br

  3. Ola meu nome e Eduardo so de Rio Verde GO gosto muito de volei so apaixonado por volei mas venho defende outro esporte o Handebol pouco transmitido nas emissoras de TV eu axo que deveria transmitir jogos de Handebol como as principaes competiçoes como Champions League, Copa do Brasil, Liga Nacional quanto Masculino e Feminino. O Handebol e o esporte mais praticado nas escolas e eu acho que ele e pouco divulgado ......Entao to aqui pedindo por favor para trasmitir mais jogos de Handebol......PLIS.

  4. Oi, Eduardo. Concordo plenamente com você!
    Penso que nossa cultura esportiva tem que ir muito além que o futebol apenas.
    Realmente, o handebol é um esporte super praticado nas escolas e pouquissímo divulgado nos canais de comunicação brasileiro.
    Obrigada pela visita!

  5. Que maravilha saber que o "nosso" vôlei irá ser transmitido em Tv aberta. Bela iniciativa!
    Parabéns!